Otimização de investimentos em TI

É inegável que o mercado de TI é um dos que mais de desenvolvem no mundo inteiro. No Brasil, este importante setor deverá crescer 7,3% até o final de 2015 e atingir um patamar de nada mesmo que 60 bilhões de dólares em investimentos – mais que o dobro do investido em 2014, de 25,2 bilhões de dólares. Estes dados foram coletados pela IDC (International Data Corporation) e apresentados durante a ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) Software Conference, realizada em São Paulo.

Embora os investimentos em TI tenham sido compensados através de diversas formas, como no melhor relacionamento com os clientes e na maior rapidez das cadeias de fornecimento, eles também aumentaram o número de ativos tecnológicos nas empresas. Estes, além de elevarem a complexidade do ambiente de TI e aumentarem seus custos operacionais e administrativos, também estão ameaçando os ganhos que os negócios terão futuramente.

Mas como os gestores que expandiram sua infraestrutura visando ganhar vantagens competitivas no mercado poderão tornar esta estratégia em algo sustentável? Neste caso, a melhor saída para as empresas é adotar iniciativas para otimizar suas infraestruturas de TI. Mas otimizar, neste contexto, não significa apenas reduzir custos de TI, mas também criar uma infraestrutura eficiente para obter o máximo de valor dos investimentos. A seguir, veja como as soluções do QAMetrik podem ajudá-lo nesta importante tarefa:

Os desafios gerados pela proliferação dos ativos de TI

No Brasil, cada vez mais, gestores de TI ficam preocupados com as complexidades de suas infraestruturas de TI. Mas vale lembrar que, com a competitividade do mercado atingindo níveis alarmantes a cada ano, o investimento em novos servidores e recursos de armazenamento são mais que fundamentais. E à medida que os ativos de TI aumentam nas empresas, cresce também a complexidade das infraestruturas, gerando enormes desafios para as equipes e gestores de TI.

Isso também faz com que os colaboradores, ao invés de se concentrarem em atividades que realmente tragam valor para os negócios, mantenham seus esforços no gerenciamento de plataformas e em tantas outras tarefas comuns e repetitivas. Adicionalmente, o número de membros da equipe reduz e o tempo de cada colaborador fica sobrecarregado, devido aos sistemas operacionais que precisam ser atualizados e os backups que precisam ser realizando no tempo certo.

As abordagens estratégias adotadas pelos gestores

Reconhecendo estes desafios, grande parte das empresas já começou a elaborar iniciativas para otimizar sua infraestrutura de TI. Entre as principais abordagens estratégicas adotarem pelos líderes, destacam-se a consolidação de recursos, a otimização das práticas de gerenciamento e a implementação de técnicas de conservação, que visam, além de reduzir os custos dos ativos e das despesas operacionais, sustentar vantagens competitivas através da criação de um setor de TI dinâmico que estimule a inovação.

Como o QAMetrik pode otimizar os investimentos em TI

O QAMetrik, um conjunto de soluções para a para análise de programas que utilizam a linguagem ABAP (Advanced Business Application Programming), é a melhor forma das empresas reduzirem drasticamente seus custos com infraestrutura de TI e preservar o investimento em servidores. As soluções do QAMetrik também diminuem as dores de cabeça dos gestores, através da padronização de processo, da melhoria da produtividade e do maior entusiasmo da equipe de TI.

Outro benefício marcante do QAMetrik é sua capacidade de ajudar as organizações a reduzirem o valor do investimento necessário para manter os negócios, dando à elas a oportunidade de utilizarem os recursos financeiros economizados para realizar investimentos em inovação. E através da automação de tarefas repetitivas, a equipe consegue concentrar-se em atividades com maior valor agregado ao negócio e eliminar os erros manuais que resultam em indisponibilidades não programadas.

E você, que abordagens estratégias está adotando para otimizar os investimentos em TI da sua empresa? Conte para a gente nos comentários e aproveite para ver como o QAMetrik pode reduzir custos de TI e preservar o investimento em servidores!

 

 

SAP

 


Voltar