Otimizando investimentos de manutenção de seu SAP ABAP

 

reduzir_custos_manter_competitividade

Quando falamos em investimento, logo vem à mente a ideia de investimentos capitalizados para fins contábeis ou tributários. Mas não é somente disso que esse termo trata. Um investimento também é, nesse contexto, uma medida que inicialmente causa custos, e que após um determinado período de tempo pode gerar receitas e outros benefícios. Um exemplo é a manutenção preventiva do parque SAP ABAP, que evita paradas do sistema e custos elevados de reparação.

A garantia de qualidade pode ser obtida através da manutenção preventiva, uma vez que a qualidade de produtos fabricados é substancialmente influenciada pela condição operacional do centro de produção. Por isso, a otimização dos investimentos voltados à esse setor é muito importante. A seguir, veja como a solução QAMetrik reduz custos e apoia no planejamento de recursos.

O retorno sobre o investimento em manutenção

Que tipo de retorno sua empresa pode esperar de um investimento em manutenção de seu parque SAP? O Retorno sobre o Investimento (ROI) é uma técnica que auxilia na compreensão dos benefícios que sua companhia terá com uma determinada manutenção ou adoção de uma tecnologia, ou seja, quanto tempo levará para auferir lucro de seu investimento.

A manutenção preventiva é essencial para a redução de problemas futuros que podem gerar gastos elevados, evitando também paradas do sistema. Mas para aumentar sua rentabilidade, torna-se necessário reduzir os custos com a manutenção de sistemas. Com as práticas de ITIL implantadas, é possível reduzir riscos operacionais e indisponibilidade de serviços, melhorar o serviço de forma continuada, identificar falhas, amadurecer os processos e melhorar entrosamento entre os serviços que a TI disponibiliza e o setor financeiro.

Reduzindo custos

Algumas medidas que contribuem para o corte de gastos são a adoção da automação de processos, uso do Service Desk para identificar as necessidades dos clientes, controle por meio de relatórios financeiros e a otimização de certos aplicativos e processos de negócios. Quanto à mão de obra, esta pode ser reduzida, desde que haja um aumento na eficiência das operações. Ao adotar processos aperfeiçoados, a empresa passa a não depender do suporte vindo de um funcionário contratado em tempo integral.

O software de gestão de desempenho da cadeira de suprimentos também pode auxiliar na redução de custos de maneira proativa, identificando novas oportunidades de negócio e melhorando o capital de giro. E através do monitoramento e gerenciamento de métricas de desempenho, pode-se mitigar os riscos da cadeira de suprimentos e fazer um gerenciamento efetivo de terceiros.

Melhorando o desempenho

Com o software de gestão estratégica, é possível estabelecer prioridades e agir de forma eficaz, aumentando o nível de disponibilidade e confiabilidade. Aumentar a agilidade de resposta através de um sistema de comunicação eficaz, melhorar a colaboração com uma única fonte de dados para todos e tomar decisões com mais confiança por meio da partilha de informações são fatores que garantem a entrega consistente dos serviços contratados.

Também é muito importante acompanhar, analisar e melhorar o desempenho de ativos e equipamentos. Com o software SAP, você pode melhorar a utilização de seus ativos, reduzir o risco e o tempo de inatividade, aumentar a produção, assegurar a disponibilidade do equipamento e acompanhar o seu desempenho através de um único repositório de KPIs.

Quer reduzir custos de manutenção de seu parque SAP e otimizar seus investimentos? Conheça o QAMetrik!

 

 


Voltar