Passo a passo para a instalação do ABAP HANA com Eclipse:

 

Muito provavelmente, você já deve ter executado cálculos ao recuperar dados do banco de dados usando o SQL, e isso pode reduzir significativamente o tempo de execução de um programa ABAP – principalmente quando os cálculos podem ser paralelizados. Contudo, o uso de uma instrução SQL pode ser limitado, já que ele geralmente possui um conjunto de resultados e o cálculo deve ser feito em uma única etapa. Isso significa que, se você deseja realizar cálculos completos, terá que procurar outra solução.

Em casos como este, os procedimentos de bancos de dados entram em cena. E a melhor maneira de implementar tais procedimentos é através do AMDP (Managed Database Procedures, ou, no português, procedimentos de gerenciamento de banco de dados), um novo recurso do AS ABAP que dá aos desenvolvedores a possibilidade de escrever os procedimentos de bancos de dados diretamente em ABAP. A seguir, mostraremos um passo a passo sobre como criar um AMDP em HANA utilizando a ferramenta de desenvolvimento Eclipse:

O que são AMDPs?

Antes de mostrarmos como se cria um AMDP, precisamos informar como ele funciona. Sua principal função é gerenciar e executar procedimentos de armazenamento no banco de dados AS ABAP, permitindo que desenvolvedores os executem no ambiente ABAP. A linguagem de implementação varia de um sistema para outro. Em SAP HANA, por exemplo, a utilizada é SQL Script. Os AMDPs foram introduzidos para permitir que você tire o melhor proveito da ABAP para HANA e siga o novo paradigma de codificação “push-down”.

O que é preciso para cria-los?

Atualmente, os AMDPs estão disponíveis apenas com o SAP HANA como uma persistência primária e só pode ser escrito em SQL Script. Para criar um AMDP, você precisa usar a ferramenta de desenvolvimento Eclipse 2,19.

Existem limitações?

Existem algumas limitações, que são baseadas nos parâmetros a serem cumpridos:

Os métodos com parâmetros de retorno não podem ser implementados como AMDPs;

As operações de exportação, importação e alteração dos parâmetros são permitidas;

Os métodos de parâmetro precisam ser tabelas ou tipos escalares;

Os métodos de parâmetro devem ser passados como valores;

Como criar um AMDP?

Para criar um AMDP, você deve simplesmente implementar um SQL Script em um método ABAP, como no exemplo abaixo:

MÉTODO <met> POR PROCEDIMENTO DATABASE

FOR <db>

IDIOMA <db_lang>

[OPÇÕES <db_options>]

[Usando <db_entities>].

<Code Inserir o SQLScript aqui>

É importante lembrar que classe de um AMDP deve conter a interface IF_AMDP_MARKER_HDB. Assim, você cria um AMDP. Abaixo, elaboramos um exemplo simples para você entender melhor:

CLASS ZCL­_DEMO­­_AMDP DEFINITION PUBLIC

PUBLIC SELECTION.

INTERFACES  if_amdp_marker_hdb  .

TIPES:  BEGIN OF  ty_output,

company_name TYPE snwd_bpa-company_name,

END OF ty_output,

tt_output  TYPE STANDARD TABLE OF  ty_output

METHODS my_output

IMPORTING

VALUE (iv_number) TYPE i

EXPORTING

VALUE (et.top)          TYPE tt.output

ENDCLASS

CLASS ZCL_DEMO_AMDP IMPLEMENTATION

METHOD my.method BY DATABASE PRECEDURE FOR HDB

LANGUAGE SQLSCRIPT OPTIONS READ-ONLY

USING snwd_bpa

–SQL Script Coding

Et_top = select top   :iv_number company_name from nsdw_bpa

END METHOD

ENDCLASS

Neste exemplo, criamos um procedimento de banco de dados para SAP HANA utilizando a linguagem SQLScript, que seleciona o nome da empresa para parceiros de negócio. O número de parceiros de negócios a ser selecionado é repassado como um parâmetro de entrada (iv_number), que é usado na instrução SQL Script. Devemos lembrar que este é um exemplo bastante simples. Em situações reais, o código costuma ser muito mais complexo e ter mais parâmetros de entrada e saída.

Entendeu como criar um AMDP em HANA utilizando a ferramenta de desenvolvimento Eclipse? Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, escreva-a nos comentários!

 

 


Voltar