Sap Performance Optimization Guide: conheça o guia de otimização de performance da SAP

 

O SAP Performance Optimization Guide, guia de otimização de performance, em tradução livre, é guia o oficial da SAP para análise e ajuste das soluções. Ele oferece dicas práticas e exemplos para chegar ao potencial de afinação tecnológica e promete auxiliar os gestores de TI na antecipação, identificação, analise e resolução de problemas de desempenho para os sistemas em excelente performance.

Em outras palavras, a publicação é um resumo detalhado dos aspectos técnicos e conceituais para a gestão de softwares SAP. Os assuntos variam da implementação até a execução de um sistema e banco de dados. A seguir, veja os principais pontos abordados no SAP Performance Optimization Guide:

Gestão proativa de performance

O guia é a base para que o gestor de TI entenda a importância da gestão de performance proativa, além de fornecer informações para ele pode lidar de forma preventiva para potencializar os resultados e ganhar rapidez na resolução de problemas.

O livro aborda a otimização técnica e orienta a aplicação da otimização. A obra também ajuda os gestores a evitar uma carga de trabalho desnecessária, utilizando melhor as configurações dos sistemas e aplicações para que eles possam obter o desempenho desejado na base de recursos de hardware existentes. Se os recursos existentes não são suficientes, eles devem ser prorrogados, de acordo com o conhecimento adquirido na análise.

A metodologia do SAP Performance Optimization Guide

Os métodos de análise e otimização de desempenho apresentados no guia refletem os métodos inicialmente usados por especialistas e estão incluídos nos cursos fornecidos pela SAP. A cada nova edição, são descritas as tendências atuais no desenvolvimento de produtos da SAP e até do mundo da TI em geral. Os capítulos do guia são divididos da seguinte forma:

Gestão de desempenho de uma solução SAP

Direcionado aos administradores SAP, consultores SAP, desenvolvedores de aplicativos e líderes de projetos SAP, mostra conceitos fundamentais sobre análise de desempenho em um nível não técnico.

Monitoramento de hardware, banco de dados e SAP Basis

Exame do sistema operacional, banco de dados, memória SAP, processos de gestão e de trabalho SAP. Ao mesmo tempo, a solução de propostas fornecidas devem permitir que o administrador ou consultor resolva os problemas de desempenho mais importantes.

Análise Workload

Detalha a carga de trabalho mais complexa, discutido como um exemplo de análise de cima para baixo.

Identificar problemas de desempenho em ABAP e programas Java

Métodos de análise de programas individuais, que usa o rastreamento das ferramentas de SQL e ABAP debugger, entre outros.

Distribuição Workload

Distribuição de carga de trabalho ideal, atualização e solicitações de fundo, que ajudam a garantir uma ótima utilização  dos gargalos de hardware e evita queda de desempenho na configuração. A consolidação de servidores, ou seja, o agrupamento de todos os serviços em algumas máquinas poderosas, tem, sem dúvida, se tornado uma importante tendência no mercado de TI nos últimos anos. A consolidação de servidores normalmente ocorre, quando a tecnologia de alocação de memória de 64 bits é implementada. Este capítulo descreve o que o gestor deve priorizar para utilizar de forma eficiente estas tecnologias.

Interfaces

O desempenho das interfaces entre componentes de software contribui grandemente para o desempenho do solução inteira.

SAP GUI e conexão com a internet

Análise e recomendações demonstram o potencial de optimização de GUIs, que ligam (SAP GUI clássica ou do navegador Web) com a aplicação.

Gestão de memória

A configuração da memória destinada pelo componente SAP tem uma influência considerável sobre a atuação.

SAP Table Buffering

Buffer de quadros sobre a aplicação de servidores acelera o acesso para ler com frequência dados e ajudar a aliviar o carregamento no banco de dados.

Locks

Bloqueios de banco de dados e SAP garantem a consistência dos dados.

Otimizando instruções SQL

Instruções SQL ineficazes fazem exigências pesadas sobre o banco de dados e, assim, tornar-se um problema para o desempenho de toda a aplicação. Um capítulo inteiro dedicado à otimização de instruções SQL.

Gostou do conteúdo? Você já utilizou o Sap Performance Optimization Guide? Deixe um comentário!


Voltar