Testes de software no SAP: estratégias para cobrir todos os cenários possíveis

Os sistemas SAP são amplamente utilizados por empresas de diversos setores e portes. Afinal, oferecem soluções integradas e personalizadas para a gestão de processos de negócio. Entretanto, para o bom funcionamento e a qualidade desses sistemas, é preciso realizar testes de software no SAP.

O que é UAT SAP? Quais são as quatro ferramentas que apoiam o teste de software? Neste artigo, vamos explorar esse universo, entender a importância dos testes, bem como seus desafios e suas melhores práticas. Acompanhe!

Explorando o universo dos testes de software no SAP

Os testes de software são atividades que visam a verificar e validar:

  • o comportamento;
  • a funcionalidade;
  • a performance;
  • e a segurança de um sistema de software.

São realizados de acordo com os requisitos e as expectativas dos usuários e dos stakeholders.

No caso dos sistemas SAP, eles se tornam ainda mais relevantes. Isso porque envolvem aplicações complexas, que integram diversos módulos, processos e dados. Todo esse conjunto é fundamental para o sucesso das operações das empresas.

A importância dos testes de software para a qualidade dos sistemas SAP

Testes de software no SAP têm como principal objetivo assegurar que eles atendam as necessidades e requisitos dos usuários e dos negócios. Nesse sentido, não devem apresentar erros, falhas ou vulnerabilidades.

Ao manter a qualidade dos sistemas SAP, é possível evitar problemas como:

  • perda de dados ou informações incorretas;
  • riscos de segurança ou de conformidade legal;
  • interrupção ou lentidão dos processos de negócio;
  • insatisfação ou frustração dos usuários e dos clientes;
  • e prejuízos financeiros ou danos à reputação da empresa.

Leia também: A evolução das rotinas de software: tendências e tecnologias emergentes

O impacto das estratégias de teste nos resultados finais

Como fazer com que os testes de software no SAP sejam efetivos e alcancem os resultados esperados? É preciso definir e seguir uma estratégia de teste adequada. Esta deve considerar os objetivos, o escopo, o cronograma, os recursos, as ferramentas, as metodologias e as métricas de cada projeto. Assim, é possível:

  • reduzir os custos e os riscos associados aos erros e às falhas do sistema;
  • identificar e corrigir os defeitos do sistema antes da sua implantação ou atualização;
  • otimizar o tempo e o esforço dedicados aos testes, evitando retrabalhos e desperdícios;
  • aumentar a cobertura e a qualidade dos testes, abrangendo todos os cenários possíveis;
  • e melhorar a comunicação e a colaboração entre os envolvidos nos testes – como desenvolvedores, testadores, analistas, usuários e gestores.

Ainda que os impactos sejam positivos, é preciso vencer uma série de desafios no momento dos testes.

Conhecendo os desafios do teste de software no ambiente SAP

Apesar da sua importância, os testes de software no SAP não são tarefas simples ou triviais. Eles envolvem uma série de desafios e dificuldades, que exigem conhecimento, experiência e habilidade dos profissionais responsáveis pelos testes.

Alguns dos principais desafios dos testes de software no SAP são estes:

  • Dificuldades operacionais:
    • falta de ambientes de teste adequados;
    • escassez de dados de teste representativos;
    • dificuldade de acesso aos sistemas de origem ou de destino.
  • Complexidade dos sistemas SAP e suas particularidades: o sistema é composto de diversos módulos que interagem entre si e com outros sistemas e que são altamente personalizáveis. Por isso, requer um alto nível de conhecimento técnico.

Nesse contexto, é preciso planejar a estratégia e fazer a organização de demandas para garantir a eficácia dos testes.

Planejando a estratégia de testes para cobrir todos os cenários

Você possui uma estratégia de testes capaz de cobrir todos os cenários possíveis? Consegue verificar e validar todas as funcionalidades, requisitos, processos e dados do sistema? Considera diferentes variáveis, condições e situações que podem ocorrer?

Se sim, ótimo. Você possui uma estratégia sólida. Se não, confira alguns passos para desenvolvê-la:

Análise de requisitos e definição de casos de teste

O primeiro passo para planejar a estratégia de testes é analisar os requisitos do sistema. Isso nada mais é do que entender as especificações técnicas e funcionais. Estas definem o que o sistema deve fazer, como deve fazer e para quem deve fazer.

A partir dos requisitos, é possível delimitar os casos de teste, que são descrições detalhadas dos cenários de teste. Eles incluem pré-requisitos, passos, dados de entrada, resultados esperados e critérios de aceitação.

Esses casos devem ser elaborados de forma clara, completa, consistente e rastreável. Assim, serão facilmente entendidos, executados, verificados e relacionados aos requisitos correspondentes.

Escolha das ferramentas e das abordagens mais adequadas para o ambiente SAP

Feita a organização de demandas, o próximo passo é escolher as ferramentas e as abordagens mais adequadas para o ambiente SAP.

As ferramentas auxiliam na realização dos testes e facilitam a criação, a execução, o monitoramento, o registro e a análise. Sua escolha depende da avaliação de aspectos como:

  • compatibilidade e integração com o ambiente SAP;
  • cobertura;
  • qualidade;
  • eficiência e produtividade dos testes, e outros.

Já as abordagens de teste são metodologias ou técnicas que orientam a forma como os testes são planejados, executados e avaliados. 

Aqui não se trata apenas de escolher uma metodologia ágil (agile). Deve-se considerar que existem diversas abordagens classificadas de maneiras diferentes – como baseadas em requisitos, riscos, modelos, experiência, exploratória etc.

Tipos de testes aplicados no SAP

Dependendo do objetivo, do escopo e do nível de detalhamento, existem diferentes tipos de testes de software no SAP.

O que é UAT SAP? É neste momento que você entende essa pergunta.

Os tipos de teste verificam e validam o funcionamento de cada componente ou módulo do sistema de formas diferentes:

  • Testes de unidade: abordagem isolada, que foca aspectos técnicos e lógicos do código. Ferramentas como o ABAP Unit são utilizadas neste momento.
  • Testes de integração: abordagem em conjunto, focando interações e interfaces entre cada componente ou módulo do sistema. Esses testes são realizados utilizando ferramentas como o SAP Solution Manager.
  • Testes de aceitação do usuário (UAT): feito do ponto de vista dos usuários finais, foca requisitos funcionais e processos de negócio. São realizados pelos usuários com ferramentas como SAP GUI ou SAP Fiori.
  • Testes de desempenho: verificam e validam o comportamento do sistema sob diferentes condições de carga, demanda e estresse. O foco é na performance, na disponibilidade e na escalabilidade do sistema. Realizados pelos testadores com ferramentas como o SAP LoadRunner.

Entendeu quais são os testes de software? Então o próximo passo é compreender a possibilidade de automação de testes no SAP.

Automação de testes no SAP

A automação de testes é o processo de utilizar ferramentas ou aplicações que executam os testes de forma automatizada. Em outras palavras, dispensa a intervenção humana, seguindo scripts ou cenários previamente definidos. Desse modo:

  • aumenta a velocidade e a frequência dos testes;
  • reduz os erros e as inconsistências;
  • traz economia de recursos e custos;
  • além de melhorar a qualidade e a satisfação dos usuários.

Para automatizá-los, você pode utilizar ferramentas nativas do SAP (ABAP Unit, SAP Solution Manager, SAP GUI Scripting etc.). Também é possível empregar recursos externos (Selenium, Unified Functional Testing, Ranorex e outros).

Conclusão

Testes de software no SAP são atividades essenciais para a qualidade, a confiabilidade, a eficiência e a segurança dos sistemas SAP. Ou seja, são fundamentais para a gestão e o sucesso das empresas que utilizam esses sistemas.

Para realizá-los de forma efetiva e abrangente, tenha uma estratégia que considere os requisitos mais adequados para cada projeto. E, claro, aproveite as vantagens da automação.

Precisa de uma solução especializada e personalizada para os seus projetos de teste? Entre em contato com a QAMetrik!