DevOps é uma abordagem de desenvolvimento que tem se provado valiosa para quem a pratica. Junto com metodologias ágeis, as práticas vêm tornando a entrega de funcionalidades novas mais rápida e frequente, viabilizando um CI/CD. Quando se trata de ferramentas DevOps, opções não faltam. Pelo menos para ambientes não SAP, que têm à disposição Azure DevOps, Jira, Jenkins, GitLab etc.
Não por acaso todo esse progresso está pressionando os times SAP. Eles estão sendo desafiados a diminuir o ciclo de desenvolvimento para entregar atualizações mais rapidamente, sem aumentar impactos negativos sobre a qualidade e segurança das aplicações. Até mesmo em empresas com grandes soluções on-premise e altamente customizadas.
No entanto, apesar de todas as vantagens do DevOps, muitos times SAP ainda mantêm uma abordagem de desenvolvimento em cascata, com dois a quatro ciclos de releases por ano. Há alguns motivos para isso, como veremos.
Desafios à parte, a verdade é que a situação vem mudando. As organizações já podem usar práticas agile e DevOps para construir um processo de desenvolvimento e delivery automatizado de ponta a ponta em ambientes SAP, ainda que com uns passos a mais do que as outras.
Embora DevOps vá muito além de um conjunto de ferramentas para funcionar, o tema deste artigo tem a ver com elas. Que ferramentas DevOps as empresas SAP têm à disposição para começar a sua jornada?
Ferramentas DevOps para SAP: já foi um desafio
Arquitetura e tecnologia, falta de integração, desenvolvimento compartilhado, cultura e aversão a riscos estão no topo da lista de motivos pelos quais a DevOps e SAP já foram difíceis de conciliar.
Com as ferramentas standard os desenvolvedores SAP não conseguiam automaticamente construir, testar e implementar mudanças, coordenar mudanças com outras aplicações ou ver no que os outros estavam trabalhando.
Vários times diferentes gerenciavam os projetos em andamento, criavam novas funcionalidades ou modificavam o código existente na mesma base de código. Havia apenas uma versão, a implementação usava transporte, as bases de dados eram complexas e grandes…
Esses foram os desafios que sempre fizeram as empresas que usam SAP considerar seus projetos sem fit e, portanto, com alto risco para DevOps. Por essas mesmas razões o desenvolvimento em SAP sempre foi pouco transparente para o resto da empresa, o que até lhe rendeu a alcunha de black box.
Mas essa visão vem mudando. Vejamos por quê.
Por que empresas que usam SAP querem DevOps
Há alguns motivos pelos quais as empresas que usam SAP estão olhando para o DevOps como algo viável dentro delas. Vamos falar dos três principais.
Primeiro, porque elas sentem os efeitos negativos dos longos ciclos de desenvolvimento sobre a experiência e geração de valor para clientes. As áreas de negócio demandam mais da TI, e o setor de tecnologia precisa responder com mais velocidade. Isso exige agilidade.
Segundo, porque o DevOps se provou uma boa abordagem de desenvolvimento – e não há mais dúvidas sobre isso, pelo menos nos ambientes não SAP. Os números são acachapantes. De acordo com o State of DevOps 2021, da Dora, praticantes de elite implementam 974 vezes mais que os de menor performance. O lead time do ciclo de desenvolvimento é 6.570 vezes menor. Além de fazerem deployments mais rápidos, eles são melhores, com mais qualidade.
E finalmente, talvez por efeito dos dois primeiros motivos, estão começando a surgir ferramentas desenhadas para a arquitetura SAP e não apenas que podem ser adaptadas para o SAP. É esse último ponto que nos interessa.
Ferramentas DevOps: entre soluções nativas e integradas
Uma das premissas do DevOps é sair de um modelo de releases grandes e infrequentes para releases contínuos e pequenos, mas com grande valor de negócio. Para manter velocidade com qualidade, automação é o prerrequisito.
A automação remedia boa parte do que atrasa o desenvolvimento, por exemplo: testes unitários, testes regressivos, checagens de dependências, transportes, sequenciamento, aprovações, implementação e relatórios.
Há muitas opções de ferramentas pensadas para ambientes SAP, além da integração de ferramentas DevOps standard já ser realidade. Então as organizações têm duas opções:
- obter ferramentas desenhadas para se adequar ao desenvolvimento e entrega contínua dentro de seus ambientes; ou
- adquirir ferramentas DevOps standard e integrar workflows SAP com os workflows fora do SAP.
Como criar uma cadeia de ferramentas DevOps integrada
DevOps surge de uma combinação de diferentes ferramentas que perpassam o ciclo de vida de desenvolvimento: da gestão de demandas, solicitações de mudanças, colaboração do time, controle de fontes, testes automatizados, implementação automatizada e por aí vai.
Portanto, é natural que um workflow DevOps tenha várias ferramentas com deferentes propósitos interconectadas. Muita têm uma ou duas ferramentas para cada um.
Uma vez que você começa a desenhar a sua jornada DevOps, identificar tanto as soluções SAP disponíveis no mercado quanto as ferramentas DevOps standard, criando um mix de ambos, é o melhor caminho.
Nessa trajetória, será vital conectar o ambiente SAP ao todo da cadeia de ferramentas de desenvolvimento, sem mantê-lo isolado em uma black box
QADevOps: sua ferramenta DevOps nativa para SAP
Uma das principais barreiras para a adoção de DevOps em SAP foi a falta das ferramentas apropriadas para implementá-lo. Ferramentas open-source populares nunca trabalharam com SAP por causa da arquitetura única desse ambiente.
Isso vem mudando. Já é possível ter uma cadeia de ferramentas DevOps para seu ambiente SAP, desenhadas para esse ambiente ou integradas a ele.
Uma das ferramentas disponíveis é o QADevOps. Nossa plataforma é a primeira do Brasil desenhada especificamente para ambientes SAP. Ela também é facilmente integrada com ferramentas populares, para conectar seu SAP com outros fluxos da organização.
Assim, o SAP não será mais o gargalo para a criação de um ambiente de desenvolvimento ágil e com altíssima qualidade.