Indicadores para gerenciamento de desenvolvimentos ABAP: qual a importância?

Indicadores são importantes para as empresas? O termo costuma aparecer com frequência no ambiente corporativo. Muitas vezes acompanhado de expressões como “alta performance”, “redução de custos”, “fazer mais com menos”, entre outras.

No entanto, muitos gestores ainda têm dúvidas sobre o assunto. Qual a relevância dos indicadores para o sucesso do negócio? É o que vamos mostrar nesse post.

Por que acompanhar indicadores na minha empresa?

Indicadores e métricas são fundamentais para líderes e gestores. Eles representam parâmetros capazes de direcionar esforços e auxiliar nas tomadas de decisão. Tudo com mais assertividade e com base em dados confiáveis.

Nesse sentido, organizações que negligenciam o controle de indicadores não tem sucesso para gerenciar equipes, nem o próprio negócio.

Os indicadores na Tecnologia da Informação

Para os profissionais de TI, indicadores referentes à entrega de projetos, volume de chamados e paradas de ambiente são bastante comuns. Contudo, a área é muito mais ampla.

E o time de desenvolvimento costuma ter grandes volumes de trabalho. São dados que impactam diretamente nos esforços em busca de resultados.

Nesse contexto surgem dúvidas que preocupam gestores. Por exemplo, como controlar o que os desenvolvedores estão fazendo? Como ter certeza que estão aplicando padrões de qualidade adequados? Estão utilizando boas práticas para cumprir as demandas?

E a mais importante questão: os desenvolvedores da minha empresa podem garantir melhor performance para o negócio?

São questões complexas. Afinal, os indicadores são praticamente subjetivos e difíceis de mensurar e interpretar. Além disso, empresas que usam SAP enfrentam maior dificuldade. São organizações onde ninguém controla métricas.

Em muitas situações falta entendimento sobre impactos que o código-fonte produzido têm no negócio. Os prejuízos são ainda maiores com a aplicação de práticas equivocadas.

Como a QAMetrik pode ajudar a controlar indicadores na área de TI

A solução para o problema é o QADevOps, desenvolvido pela QAMetrik para, de forma simples, controlar dados e auxiliar os gestores para a tomada de decisão eficiente. Tudo pela internet, online, com segurança e exatidão.

Na imagem 1 é possível visualizar a interface da plataforma QADevOps. Nela temos um dashboard online, ligado diretamente aos ambientes de desenvolvimento SAP.

Todas as ações realizadas pelo time de desenvolvimento e pelos analistas geram dados mostrados em indicadores. Desse modo é possível analisar:

  • o volume de retrabalho que está afetando o ambiente;
  • a quantidade de objetos Z desenvolvidos;
  • a redução de custos obtida, entre outros fatores.

Significado dos indicadores em TI

Os principais parâmetros operacionais produzidos pelo time de desenvolvimento são os índices de retrabalho e a redução de custos. Esses índices estão associados à produtividade dos profissionais.

Retrabalho

Na prática, quando a equipe apresenta excesso de retrabalho, significa que os desenvolvedores não seguem boas práticas de performance e produtividade. Como resultado, serão necessárias muitas horas de análise, correção e testes.

E o ponto mais significativo: a equipe precisará aplicar esforços em algo que deveria ser criado corretamente.

Redução de custos

Em contrapartida, a redução de custos é consequência de problemas de performance e de qualidade resolvidos. Esse indicador mostra o que os desenvolvedores estão fazendo para ajudar a empresa a ser mais produtiva.

Uma hipótese é analisar todo o ambiente para conhecer o volume total de objetos Z existentes. Além de verificar problemas de qualidade que provocam gargalos de operação com base no código ABAP produzido.

Como resultado, a empresa consegue mensurar, gradativamente, a saúde do ambiente.

Na imagem 2 vemos o volume de problemas de qualidade encontrados no ambiente em determinado período.

Nesse caso, o QADevOPs consegue identificar todos os objetos Z do ambiente e avaliar as linhas de código produzidas, em sua totalidade. Assim, é possível visualizar todos os problemas existentes no ambiente.

Finalidade dos indicadores

Monitorar e analisar esses indicadores permite capacitar a gestão para qualificar a saúde e performance do ambiente. Sempre de maneira intuitiva e online.

Nesse sentido, os gestores conseguirão identificar os principais objetos com volume maior de problemas. São eles os responsáveis por impactar as operações de produção, principalmente na área de negócio.

O que as empresas não devem esquecer é que gerenciar um time de TI é uma tarefa complexa, graças ao grande número de variáveis que precisam de monitoramento constante.

Inclusive, muitas delas são impossíveis de acompanhar manualmente. O que dificulta a gestão eficiente destas métricas.

Porém, com o QADevOps conseguimos fazer análise online de todos os detalhes do trabalho executado pelo time de desenvolvimento. E sem perder de vista o impacto que as métricas representam para a empresa e para o negócio.

A QAMetrik acredita que integração, automatização, inteligência de dados e foco no negócio são fatores indispensáveis para uma equipe de TI de alta performance.

Quer saber mais sobre a plataforma QADevOPs? Entre em contato agora mesmo.