O que é DevOps?
A metodologia DevOps tem origem na junção das palavras “desenvolvimento” e “operação”. Trata-se de uma combinação de ferramentas, filosofias culturais e práticas para aumentar a capacidade de distribuição de serviços em alta velocidade.
As empresas usam o DevOps como uma prática de engenharia de software. O objetivo é unir o desenvolvimento com a operação. Desse modo, elas conseguem integrar essas áreas e conquistam maior qualidade nas entregas.
A prática DevOps permite atualizações mais frequentes. No entanto, elas são menores. O que impacta no ciclo de desenvolvimento: mais curto, com liberações mais seguras e alinhadas aos objetivos do negócio.
Mas, o que acontece quando as áreas de desenvolvimento e operação não trabalham de forma integrada? A resposta é simples. Ocorrem falhas na comunicação dos times, atrasos, queda na qualidade das entregas e retrabalho.
O lado positivo da metodologia DevOps é permitir processos de interação e entrega contínuas. Com essas características, as equipes conseguem padronizar os ambientes de desenvolvimento, homologação e produção.
Além disso, as práticas DevOps auxiliam no gerenciamento e controle sobre o ambiente e a infraestrutura nas empresas. Mas esses não são os únicos benefícios de adotar práticas DevOps. O método agrega outras vantagens.
Benefícios do DevOps
A integração entre duas áreas vitais em uma empresa – desenvolvimento e operação – promove uma série de benefícios como mostraremos a seguir.
- Entregas rápidas: maior frequência e ritmo de lançamentos permitem inovar e melhorar os produtos. Essa agilidade gera vantagem competitiva ao negócio;
- Confiabilidade: as entregas são mais seguras, pois a qualidade das atualizações de aplicativos e alterações de infraestrutura conferem agilidade. Mas não deixam de criar experiências positivas para os usuários finais;
- Velocidade: oferece inovação aos clientes, eficiência na geração de resultados e adaptação ao dinamismo do mercado;
- Colaboração: as equipes atuam com mais eficiência, trabalhando em colaboração e compartilhamento de responsabilidades;
- Escala: os processos de infraestrutura e desenvolvimento ocorrem em escala. Como resultado, o gerenciamento de sistemas complexos ocorre com mais eficiência e menor risco;
- Segurança: é possível adotar o modelo DevOps sem abdicar da segurança, graças às políticas de conformidade automáticas, controles rigorosos e técnicas de gerenciamento de configuração.
Como funciona o DevOps
Não há separação entre equipes de desenvolvimento e operações. Em alguns casos, as equipes trabalham combinadas em uma só. Sendo assim, os engenheiros atuam durante o ciclo de vida total do aplicativo.
Ou seja, desde a fase de desenvolvimento e testes até a implantação e operações. Portanto, eles não têm apenas uma função. Ao contrário, esses profissionais desenvolvem diversas qualificações.
O método DevOps é muito útil, pois permite que as equipes utilizem práticas de automação com mais velocidade. Antes consideradas lentas ou manuais, elas passam a ser mais ágeis e operam de modo mais confiável.
A QAMetrik e a metodologia DevOps
A forma de atuação da QAMetrik evoluiu. Antes, operávamos com gestão de código e passamos a atuar com gestão do ciclo de DevOps. Para isso, desenvolvemos uma ferramenta específica para esse fim.
Assim, o QADevOps para ambientes SAP melhora a performance de negócio dos clientes e otimiza recursos das empresas. Em outras palavras, aliando qualidade e desenvolvimento, geramos resultados e qualidade nas entregas.
Quer saber mais sobre a QAMetrik e como a solução DevOps pode ajudar o seu negócio?