O QADevOps é a plataforma de DevOps para o ecossistema SAP desenvolvida pela QAMetrik. Trata-se de um recurso baseado no programa DORA “Devops Research and Assessement”, do Google.
Nossa solução utiliza da tecnologia machine learn para automatizar os processos de governança. Principalmente na gestão dos códigos-fonte, nas empresas com desenvolvimentos ABAP.
Esse conteúdo mostra, em detalhes, como implantar a ferramenta QADevOps de forma prática e rápida. Assim, ela está disponível para automatizar rotinas de desenvolvimento, facilitando a comunicação e a integração dos times. Desde o nascimento da demanda até sua entrega, no ambiente de produção.
Como resultado, automatizando os processos, os gestores conseguem reduzir em 15% o trabalho manual antes executado por desenvolvedores, analistas e basis.
Passo a passo para a implantação do QADevOps
O processo de implantação possui três etapas específicas a serem seguidas, confira.
Etapa 1: acessos
Nessa fase devemos definir a estratégia de integração desejada, criar os usuários, tratar da liberação e validação dos acessos à plataforma.
Etapa 2: importação
É necessário importar a ferramenta para os ambientes SAP (PI, CPI, ECC, S4Hana, entre outros) e toda a configuração-base. Esse cuidado vai garantir o pleno funcionamento da plataforma e das demais (Portal Devops na Nuvem integrado com todos os ambientes SAP desejados).
Etapa 3: testes de validação
A terceira e última ação consiste em realizar testes de validação para se certificar que a ferramenta está funcionando corretamente.
O que acontece a seguir?
Após a conclusão das três etapas (estratégia de integração, liberação de acessos e desenho do landscape) é o momento de iniciar o processo de instalação da ferramenta, conforme um cronograma pré-definido.
Após, no final do processo de implantação, para tornar a ferramenta funcional e integrada ao ambiente, promovemos um treinamento. Ele será aplicado junto às pessoas que vão usar a plataforma QADevOps, entre elas, administradores, basis, desenvolvedores, analistas ou gestores.
E como funciona o treinamento? Utilizamos um modelo híbrido mesclando aulas gravadas e mentoria orientada por um profissional da QAMetrik para sanar dúvidas das equipes. Em geral, a capacitação dos usuários acontece em um período entre 15 a 30 dias ininterruptos.
Para aprimorar o treinamento, disponibilizamos uma sequência de vídeos contendo demonstrações da ferramenta. Tudo para apoiar o usuário no processo de aprendizagem.
Por fim, seguimos para a ativação da ferramenta. Isso, porque durante o processo de implantação e treinamento, a plataforma permanece desativada. No momento em que vencemos essas etapas do processo, o ambiente está apto para colocar tudo em ação.
O cliente é quem define uma data para ativação do processo, assim, a QAMetrik envia um comunicado oficial, orientando os primeiros passos e a data escolhida para o início da operação. O próprio cliente decide quem serão os usuários que receberão a comunicação.
Quer descobrir mais sobre a ferramenta? Confira os detalhes de implantação do QADevOps no SAP. Baixe o Infográfico de Implantação e obtenha mais informações para sua equipe de desenvolvimento.