Como resolver problemas SAP efetivamente?

Saber como resolver problemas SAP é fundamental em um mundo no qual as corporações demandam agilidade operacional. Se o ERP funciona redondo, o negócio pode explorar o máximo da produtividade. Assim, o líder de tecnologia ganha reputação positiva. Então, veja algumas recomendações para eliminar os incidentes efetivamente.

Fundamentos da solução de problemas no SAP

Da mesma forma que em outros ambientes de TI, resolver problemas SAP engloba uma abordagem estruturada e sistemática. Isso requer práticas como compreender o sistema, analisar os logs e identificar as falhas.

Depois é preciso consultar a documentação do fabricante ou outras bases de conhecimento a fim de testar hipóteses. Na sequência, existe a necessidade de implementar soluções, testar, validar e documentar o aprendizado para a solução de problemas SAP. 

Compreendendo a origem dos problemas comuns no SAP

Questões organizacionais, infraestruturais ou sistêmicas podem originar falhas que demandam a correção de erros do SAP. A abordagem sistemática para resolver problemas SAP deve considerar as possíveis origens ao procurar a raiz das falhas. Por exemplo:

  • Mudanças de requisitos no negócio, atualização de software ou implementação inicial. Sem uma gestão eficiente do SAP, esses processos geram lentidão e travamento por erros de configuração.
  • Inoperância, falha de comunicação e dados inconsistentes. Esses são típicos incidentes oriundos das imperfeições de integração do SAP com outros sistemas ou apps.
  • Entrada de dados incorretos, incompletos ou infectados podem danificar as operações no SAP criticamente.
  • Modificações realizadas sem testes, customizações inadequadas e bugs no código personalizado. Esses acontecimentos são falhas de desenvolvimento que demandam correção de erros do SAP.
  • Vulnerabilidades no ERP, violação de dados e acessos não autorizados. Nesse caso, a culpa é da falta de segurança.
  • Inoperância da conexão com servidores, rede indisponível e pouca efetividade de hardware. Eis algumas falhas originadas por infraestruturas ruins.
  • Baixa escalabilidade, alta latência ou lentidão no carregamento de dados. Aqui, há pouca performance e capacidade.

Métodos básicos de diagnóstico e de resolução

Para resolver problemas SAP, um procedimento essencial é reportar a falha ao suporte do fabricante. Como resposta, o usuário pode ter à disposição uma Nota OSS que explica a maneira técnica para tentar solucioná-los.

Outro procedimento que inclusive ajuda na otimização do sistema SAP é ativar o alerta de erros. Primeiro, você identifica os componentes relevantes e configura parâmetros de log correspondentes. Depois, por meio do SAP Solution Manager ou de outras ferramentas, aciona as notificações para os logs originados.

Escolha a forma que quer receber o alerta, seja por e-mail ou mensagens. Por fim, teste e valide as notificações. Não se esqueça de realizar um constante monitoramento com o objetivo de certificar o desempenho da funcionalidade em longo prazo.

O ciclo básico de diagnóstico e de resolução do SAP

Tecnicamente, a tarefa não é impraticável para um time dedicado. Porém, ele deve estar disposto a consultar documentos de suporte e aceitar a colaboração interdisciplinar

Ainda assim, a performance para resolver problemas SAP tem o desafio do longo tempo no desempenho manual. Veja só:

  • Coletar e avaliar dados como condições de ocorrência, comportamentos inesperados e mensagens de erros.
  • Verificar os logs do sistema.
  • Reproduzir o problema para compreender o contexto.
  • Isolar o componente prejudicado para entender se é específico ou abrange outras áreas.
  • Testar hipóteses sobre o que origina a falha.
  • Testar soluções até encontrar uma que resolva o problema.
  • Documentar o aprendizado.
  • Monitorar a solução que tem funcionado.

Otimização e melhoria de desempenho no SAP

Conforme o SAP, uma tática para otimizar a performance e a eficiência do ERP é implementar um processo de gestão de desempenho. Nele devem existir a meta de performance, os meios para feedback e a avaliação operacional de cada configuração.

Estratégias para otimizar o desempenho e a eficiência do sistema

Nem tudo é tecnologia. A manutenção e o constante aprimoramento para a otimização de sistema SAP também dependem da colaboração dos usuários.

Nesse âmbito, comece a aplicar os 10 mandamentos da gestão de desempenho do SAP:

  1. Inicie o novo projeto aos poucos, com um único setor da empresa, em vez de aplicar tudo de uma vez. Assim, fica mais fácil controlar e saber se o ERP responde bem para adicioná-lo em outros departamentos.
  2. Utilize uma customização simples e intuitiva, fácil de visualizar por todos os envolvidos.
  3. Só aplique customizações mais avançadas para cada departamento com o auxílio de um suporte dedicado.
  4. Efetue análises de feedback no final de ano e compare os resultados anuais para compreender a evolução da gestão eficiente do SAP.
  5. Esteja sempre aberto a ouvir as opiniões pessoais, mesmo que sejam críticas negativas.
  6. Tenha sempre mindset com foco no futuro para criar condições de ampliar o ecossistema com menos dificuldades técnicas.
  7. Use apps na nuvem que melhoram a experiência, detectam erros e geram feedbacks para melhorias.
  8. Promova programas de treinamento para colaboradores e gestores. Tenha paciência. Saiba que poucas pessoas fora da área tecnológica conhecem TI profundamente.
  9. Estimule a colaboração de feedback com recompensas e reconhecimento.
  10. Fique de olho nas últimas atualizações do SAP e use apenas aquelas úteis para as requisições do ecossistema.

Ferramentas e técnicas para melhorar o SAP continuamente

Tecnicamente, um expediente fundamental é reforçar o código, mas com cuidado para não prejudicar o ecossistema existente. Evite deixar tudo parado só porque funciona agora. Na prática, isso pode ser prejudicial no futuro, com o crescimento de demandas. Leia outras medidas para a otimização do sistema SAP:

  • Atualize os sistemas SAP com a distribuição de cargas, a adequação de parâmetros e o aperfeiçoamento de configurações.
  • Disponibilize SAP Note para facilitar a emissão manual ou automática de notas fiscais, segundo a legislação. Vale ressaltar que 77% das transações globais envolvem ecossistemas SAP.
  • Use SAP Notes atuais do Support Package para facilitar a mudança de softwares, telas, tabelas ou databases.
  • Invista em hardware. Saiba que o SAP funciona melhor na medida em que os computadores e outros componentes de infraestrutura estão em dia.
  • Utilize ferramentas de diagnóstico das falhas para reduzir o trabalho manual e estar com o ecossistema preparado para receber melhorias.

Saiba mais do assunto em outro dos nossos artigos: Quais são os melhores caminhos para melhorar a performance de sistemas SAP?

Uso de ferramentas especializadas para diagnóstico de falhas

Conforme a empresa cresce com o SAP, surgem demandas específicas não atendidas pelos recursos nativos. Nesse contexto, há ferramentas especializadas para diagnóstico de falhas e gestão ágil. Essas soluções são mais dedicadas que os meios do fabricante para resolver problemas SAP.

Introdução a ferramentas avançadas como a QAAssessment

As ferramentas para a solução de problemas SAP, como a QAAssement, representam alternativas que complementam os recursos nativos do SAP. Tais tecnologias avaliam ecossistemas para identificar, analisar e resolver incidentes técnicos que impedem o pleno funcionamento do ERP. 

As vantagens centrais delas são:

  • menos tempo na busca de causas dos incidentes no SAP;
  • melhor visibilidade do ambiente para otimizar o SAP;
  • alertas mais proativos do que o padrão para informar sobre tendências de dados;
  • avaliação profunda da causa raiz para identificar as origens dos problemas operacionais;
  • e suporte mais dedicado para ambientes complexos.

Benefícios do diagnóstico preciso com ferramentas especializadas

Essas ferramentas são rápidas para encontrar problemas e apresentar soluções. Funcionam como uma consultoria SAP que orienta os administradores sobre o que fazer, a fim de assegurar a efetividade operacional. Nelas, os diagnósticos precisos contribuem para:

  • diminuir o tempo de inatividade, para a alta disponibilidade ajudar na tomada de decisão a qualquer instante;
  • qualificar a eficiência operacional do ecossistema;
  • propiciar um ambiente seguro para implementações, atualizações ou migrações;
  • reduzir custos e aproveitar melhor os recursos existentes;
  • e melhorar a satisfação dos clientes.

Implementação de melhorias e manutenção contínua

Em uma gestão eficiente do SAP, não é bom implementar melhorias de qualquer jeito. Antes, o ambiente precisa ser preparado, sob o risco de demandar muitas paralisações e ter pouco aproveitamento dos novos recursos.

Passos para a implementação efetiva de melhorias no sistema

Acima de tudo, resolver problemas SAP é o caminho inicial para futuras mudanças substanciais. Só depois que o sistema funcionar redondinho o administrador deve pensar em implementações complexas para subir de patamar o ecossistema. Dessa forma, siga estes dez passos:

  1. Liste os pontos que precisam ser melhorados.
  2. Desenvolva um planejamento estratégico com o cronograma para melhorar cada ponto.
  3. Avalie os impactos das melhorias no sistema.
  4. Ajuste as configurações.
  5. Atualize o software.
  6. Efetue backup completo.
  7. Comunique-se às partes envolvidas.
  8. Realize testes exaustivos.
  9. Gradualmente implemente as mudanças.
  10. Monitore e avalie o resultado.

A importância da manutenção regular e do suporte técnico qualificado

Sobretudo, a constante manutenção preventiva é uma medida para atenuar os prejuízos da manutenção corretiva. Isso significa menos tempo de sistema parado e redução de custos com reparos complexos. Você pode achar que dá trabalho a avaliação regular, mas acredite: o serviço corretivo requer muito mais esforços.

Ademais, resolver problemas SAP com a manutenção preventiva e regular defende melhor o ecossistema das ameaças de segurança. O administrador proativo certifica a adesão aos requisitos de conformidade, de efetividade operacional e de prevenção de problemas futuros.

Aliás, se o sistema recebe manutenção regular, fica mais preparado para atender a requisitos de novas tecnologias. Entretanto, para ser eficiente e eficaz, a manutenção ininterrupta deve ser orientada por uma consultoria SAP de alta qualidade.

QAAssessment como solução

Como mais um lançamento disruptivo da QAmetrik, o QAAssessment já integra uma lista de grandes players como clientes fieis.

Rapidamente, essa plataforma especializada em diagnóstico de falhas no SAP encontra a causa raiz dos incidentes e aponta as soluções. Como resultado, ela reduz o trabalho dos clientes para manter a alta funcionalidade do ERP.

Como o QAAssessment simplifica e acelera o processo de resolução de problemas?

Após integrar o QAAssessment, a empresa recebe em 15 dias um diagnóstico preciso do ecossistema. O documento aborda tudo o que é necessário para o negócio resolver problemas SAP efetivamente.

Praticamente, a tecnologia funciona como uma consultoria SAP. Com os dados do QAAssessment, o contratante sabe o que fazer para melhorar o desempenho ou preparar o ambiente para migrações seguras. A plataforma informa dados sobre objetos Z, débitos técnicos, custo de retrabalho e muito mais.

Casos de sucesso: exemplo real de otimização do SAP com o QAAssessment

Há pouco tempo, o QAAssessment recebeu um desafio complexo: revitalizar a eficiência operacional do SAP de um abrangente terminal portuário. O próprio cliente se surpreendeu pela rapidez com que recebeu apontamentos sobre o inventário completo, com orientações precisas de melhorias.

Assim, ficou muito mais fácil para a empresa, que aprimorou todo o sistema SAP. Agora, o ERP está eficiente, confiável e otimizado. No momento, os gestores se sentem seguros para tomar decisões com base nas informações em tempo real do novo ecossistema.

Resolver problemas SAP é mais fácil com uma ferramenta inteligente

No texto, compreendemos os fundamentos para resolver problemas SAP. Também abordamos métodos de diagnósticos e de resolução, assim como formas de otimizar o ERP. Inclusive, informamos como as ferramentas de terceiros podem complementar recursos nativos para um sistema livre de incidentes.

Você é daqueles administradores que sentem receio de fazer algo manual no ERP com medo de piorar a situação? Para isso acabar, contrate o QAAssessment, uma ferramenta inteligente que resolve problemas SAP rapidamente.