DevOps: maior velocidade e menor custo nos processos de evolução e sustentação de seu ERP SAP

A gestão das rotinas empresariais e a integração de sistemas é fundamental para o sucesso no mundo dos negócios. Nesse sentido, o ERP SAP é uma ferramenta essencial. Entretanto, a sustentação do sistema requer grande esforço das equipes de TI e representa um alto custo para as empresas. Em tal contexto, o DevOps pode ser uma solução bastante eficiente.

A aplicação do DevOps pode beneficiar os processos de sustentação de sistemas ERP SAP. Ele contribui com melhorias na entrega de atualizações, maior estabilidade e escalabilidade do software, além de reduzir custos com manutenção.

No artigo de hoje, abordaremos as vantagens do uso da metodologia para otimizar seus processos e reduzir custos. Acompanhe a leitura!

Cada vez mais empresas brasileiras estão adotando a metodologia DevOps 

Vejamos, por exemplo, os dados da Progress, fornecedora de software para desenvolvimento de aplicações e infraestrutura. A empresa divulgou os resultados de uma pesquisa chamada “DevSecOps22: simplificando a complexidade em um mundo em mudança”. 

Conforme o estudo, três fatores de negócios prometem impulsionar a adoção e a evolução do DevOps nas empresas brasileiras nos próximos dois anos: 

  • A melhoria da gestão de ambientes de trabalho distribuídos e/ou remotos (73%).
  • O aumento da agilidade dos negócios (69%).
  • A redução dos riscos relacionados a qualidade, segurança, tempo de inatividade ou problemas de desempenho (63%).

Quanto aos atributos tecnológicos, os benefícios mais procurados pelos executivos brasileiros em suas estratégias incluem:

  • a possibilidade de sucesso em projetos de desenvolvimento ágil e cloud native (61%);
  • as melhorias para a administração de esforços relacionados à qualidade (61%);
  • a gestão de ameaças e de problemas de segurança cibernética (57%).

A segurança do DevOps também pautou a análise, e certos fatores têm estimulado a adoção da metodologia, como:

  • o crescimento das exigências regulatórias (76%);
  • as preocupações com perdas ou impactos financeiros (75%);
  • a segurança das cargas de trabalho alocadas em nuvem pública (69%). 

Os dados do levantamento ainda permitem concluir que também vêm estimulando a aceitação do DevOps:

  • o foco na agilidade;
  • a redução do risco de negócios relacionados a qualidade, segurança e tempo de inatividade;
  • o suporte a uma migração para a nuvem.

Como o DevOps contribui para a sustentação de sistemas SAP?  

O DevOps é uma abordagem que visa a automatizar e integrar em plataformas SAP as equipes de:

  • desenvolvimento de software;
  • infraestrutura de TI;
  • área de negócios. 

Essa metodologia é focada na criação, no teste e na liberação de softwares de forma ágil e confiável. Isso se dá através da colaboração e da comunicação eficiente entre as equipes envolvidas. 

O conceito de DevOps representa uma quebra de paradigma para equipes que historicamente operam em silos. Nesses casos, os desenvolvedores são cobrados para entregar funcionalidades e aplicações. Enquanto isso, a operação é responsável por manter a estabilidade do ambiente. Embora as equipes sejam pressionadas em direção a esses objetivos, eles parecem opostos em uma TI tradicional. 

O DevOps busca superar essa separação. Para isso, enfatiza a colaboração entre as equipes e a utilização de ferramentas de automação. Desse modo, garante que a entrega de software seja rápida e eficiente. 

A cultura ágil e a comunicação constante são atributos essenciais do DevOps. Elas objetivam promover a integração das equipes e a melhoria contínua dos processos de desenvolvimento e manutenção de software em ambientes SAP.

QADevOps

Principais benefícios da metodologia DevOps 

Entre as vantagens da metodologia DevOps para os processos de sustentação de sistemas SAP, estão velocidade e redução de custos. Mas não é só isso: conheça outros benefícios importantes.

Redução do tempo de inatividade

O DevOps permite que as equipes trabalhem em conjunto com maior agilidade e eficiência. Nesse contexto, elas antecipam e solucionam problemas antes que estes se tornem críticos.

A metodologia também possibilita que as atualizações sejam entregues de maneira mais rápida e segura. Minimizam-se os riscos de falhas no sistema e, consequentemente, o tempo de inatividade, evitando impactos negativos nos negócios.

Automação de processos

São essenciais as ferramentas e tecnologias que automatizam a implementação, o teste e o monitoramento de sistemas. Com elas, é possível reduzir o tempo gasto com tarefas manuais e repetitivas. Assim, aumenta-se a eficiência do processo de sustentação de sistemas SAP.

É o caso da ferramenta QADevOps, desenvolvida pela QAMetrik. Ela abrange desenvolvimento, testes unitários e funcionais, cenários de teste, teste funcional e produção. As vantagens incluem: 

  • redução de 75% do tempo de avaliação/liberação;
  • ganho superior a 25% na produtividade de desenvolvimento;
  • baixo custo para gerir o processo de desenvolvimento;
  • avaliação de qualidade de 100% do desenvolvimento;
  • ferramenta para avaliação e previsão de riscos de transporte de requests para produção;
  • padronização e qualidade SAP;
  • visibilidade da evolução da qualidade do ambiente.

A plataforma pode ser contratada por demanda, com implantação em dois dias. Priorizam-se efetividade, processos ágeis e enxutos, com máximo aproveitamento dos seus investimentos de TI.

Cultura de colaboração e comunicação ágil

A cultura de colaboração e comunicação ágil do DevOps também é uma grande contribuição para a sustentação de sistemas SAP. Isso porque a metodologia incentiva a participação ativa de todas as equipes envolvidas no processo de desenvolvimento e manutenção. Isso permite uma abordagem mais integrada e eficiente para a resolução de problemas e o aprimoramento contínuo do sistema.

Redução de custos

A adoção do DevOps para a sustentação de sistemas SAP também ajuda na redução de custos operacionais. Nesse sentido, a metodologia:

  • automatiza tarefas manuais;
  • aprimora processos de gerenciamento de mudanças;
  • melhora a colaboração entre as equipes de desenvolvimento e operações;
  • aprimora a eficiência e a qualidade do desenvolvimento de software;
  • diminui gastos com manutenção e suporte.

Maior velocidade

Sabe qual é um dos benefícios mais significativos do DevOps para a sustentação de sistemas SAP? A melhoria na velocidade do processo de desenvolvimento e entrega de software. 

Afinal, a metodologia permite que as empresas acelerem o ciclo de vida do software. Consequentemente, amplia-se a rapidez para a implementação de novos recursos e as correções de bugs.

A união das equipes acelera o processo de entrega de software por meio de automação de testes e implementação contínua. Assim, as atualizações são realizadas com maior frequência. Por sua vez, os usuários finais têm acesso a novas funcionalidades com maior agilidade.

A velocidade no processo de desenvolvimento e entrega de software permite ainda que as empresas se adaptem mais rapidamente: 1. às mudanças do mercado; e 2. às necessidades dos clientes.

Pronto para ter todos esses benefícios impactando positivamente o crescimento da sua empresa? Fale com a QAMetrik e conte com a melhor plataforma para aprimorar os seus processos SAP.