DevOps SAP: o que é, qual sua importância e como implantar?

O progresso e a inovação são contínuos e velozes no ambiente tecnológico atual. Dessa forma, é frequente a necessidade de atualizar processos para garantir a atualização dos softwares. É aí que entra o DevOps SAP, para promover entregas contínuas e liberar funcionalidades do ERP. 

Isso ajuda a reduzir custos e tempo, além de manter o software sustentável e atualizado para a melhoria contínua dos negócios. 

Mas, você sabe o que é o DevOps SAP? Acompanhe a leitura e descubra!

O que é DevOps?

Antes de falarmos sobre o DevOps SAP, é preciso dar uma pincelada rápida sobre o significado do termo DevOps, certo?

Em TI, é uma prática que consiste na integração do trabalho de desenvolvedores (dev) e profissionais de operações (ops). O objetivo de promover essa junção das duas áreas é reduzir os problemas de comunicação, criar processos padronizados e aumentar a capacidade de atualização e de entrega de softwares com qualidade e rapidez. 

Também conhecido como Cultura DevOps, as ações dependem de um clima organizacional positivo e estimulante e da capacidade dos profissionais para a colaboração e o trabalho em equipe.

Pilares do DevOps

O DevOps é baseado em alguns fundamentos básicos, que contribuem para o alinhamento com o cenário da transformação digital e a entrega de resultados cada vez melhores. Veja quais são esses pilares:

Colaboração

O primeiro pilar que fundamenta a cultura DevOps é a atuação dos profissionais de forma colaborativa. Afinal, sem uma postura colaborativa e cooperação, é impossível criar um time misto. Algumas plataformas, como SharePoint e Yammer, contribuem para que a reorganização das equipes flua com maior facilidade. 

Comunicação

A comunicação precisa ser clara e direta para criar uma unidade ou núcleo, reduzir gargalos e liberar projetos de forma ágil. Para facilitar a conversação entre as áreas, algumas ferramentas são bastante úteis, como Workplace, Yammer ou Slack, entre outras.  

Metodologia ágil

Os conceitos da metodologia ágil foram criados para simplificar os processos de desenvolvimento de softwares, conferindo escala, rapidez e produtividade às equipes. Dessa forma, os produtos, ou a atualização deles, são entregues com maior frequência, em iterações curtas. 

Aqui, também ficam destacadas a importância da experiência da equipe, do trabalho conjunto, além da oferta de uma experiência de qualidade para os usuários, mesmo que seja necessário rever alguns processos.

Automação

Para facilitar os processos de DevOps, a automação é fundamental. Com as ferramentas adequadas, é possível criar um ambiente estável e seguro para testes e lançamentos, com melhorias na qualidade do código, reversão em caso de falhas e determinação do desempenho das equipes envolvidas. Selenium, Chef, Terraform, Appium, PowerShell DSC e Puppet são algumas ferramentas úteis para garantir a melhoria contínua dos processos. 

Monitoramento

O monitoramento é o último pilar fundamental do DevOps, assegurando uma evolução escalável da rotina de produção, o cumprimento dos prazos e a qualidade das entregas.  Algumas ferramentas, como Grafana, Prometheus, Datadog e Kibana ajudam a identificar gaps e obter informações relevantes quanto ao progresso do trabalho. 

E quanto ao DevOps SAP? 

Bem, o DevOps SAP nada mais é do que a aplicação das práticas do DevOps no ambiente SAP para desenvolver, experimentar e liberar novas funcionalidades relevantes no ERP. 

O método de trabalho colaborativo contribui para que as atualizações do software ocorram com maior frequência e velocidade, promovendo melhorias e entregas de forma contínua. 

Além disso, a união das equipes de desenvolvimento e operações para o SAP aumenta o número de atualizações incrementais e de funcionalidades, reduz custos e promove lançamentos muito mais confiáveis.

Como implantar o DevOps SAP? 

Implantar o DevOps SAP significa adotar uma nova forma de trabalho, é verdade, com base em uma nova cultura – colaborativa e segura. As vantagens incluem velocidade e qualidade nas entregas, padronização de processos e redução de custos. 

Para que a estratégia tenha sucesso, é fundamental: 

  • Estudar e entender profundamente o conceito de DevOps
  • Criar ou reformular essa equipe de profissionais, garantindo que estejam engajados e aptos para o trabalho colaborativo
  • Efetuar testes
  • Adotar as metodologias ágeis, como Agile, Kanban ou Scrum, por exemplo 
  • Investir na automação de processos 
  • Definir, monitorar e analisar os indicadores de desempenho 

Para conduzir essa jornada e gerenciar os desenvolvedores de software e as operações, também é possível contar com o suporte de um parceiro estratégico. A QAMetrik atua com projetos e produtos que apoiam corporações na sustentação, automatização, monitoramento e aperfeiçoamento da performance, tanto de pessoas, quanto de processos SAP. 

Pronto para expandir seus negócios? Conheça o QADevOps e converse agora mesmo com um de nossos consultores. 

O que achou deste conteúdo?