Você já sabe o que é a infraestrutura de TI, certo? Trata-se do conjunto de recursos tecnológicos que sustenta as operações e os processos de sua empresa.
O conjunto, composto de hardware, software, redes, servidores e outros elementos, é essencial. Ele garante a eficiência, a disponibilidade e a qualidade dos serviços e produtos oferecidos aos seus clientes e parceiros.
No entanto, gerenciar a infraestrutura de TI não é uma tarefa simples. Com o crescimento da dependência da tecnologia nas empresas, a complexidade e a diversidade dessa infraestrutura também aumentam.
Pensando nisso, falaremos dos desafios dessa gestão, do papel da automação atualmente, dos benefícios que ela traz e muito mais!
O desafio da gestão da infraestrutura de TI moderna
A gestão da infraestrutura de TI moderna enfrenta vários desafios devido à constante evolução da tecnologia e às demandas crescentes das organizações.
A complexidade tecnológica é um deles e resulta da diversificação de tecnologias – como computação em nuvem, contêineres, microsserviços e automatização de processos.
Nessa toada, temos também as ameaças de violações de segurança e ataques cibernéticos, que estão em constante crescimento.
A adoção das soluções em nuvem está cada vez mais frequente. Contudo, também depende de uma série de fatores, como escolher a estratégia adequada e garantir a segurança dos dados.
Outros importantes desafios são estes:
- Demanda por eficiência, disponibilidade, escala e elasticidade: os usuários esperam que os sistemas funcionem sem falhas, com rapidez e segurança, em qualquer hora e lugar. Há, assim, uma necessidade de escalabilidade rápida para atender às demandas flutuantes de carga de trabalho. Isso exige uma infraestrutura de TI flexível e elástica.
- Necessidade de atender às expectativas para manter a competitividade: as empresas que não conseguem oferecer uma infraestrutura podem perder clientes, receita e reputação. Isso exige das organizações a capacidade de inovar rapidamente, adaptar-se às mudanças tecnológicas e oferecer serviços de alta qualidade aos clientes. Dessa forma, assegura-se ao mesmo tempo a eficiência operacional.
Para enfrentar esses desafios, as organizações precisam:
- adotar abordagens ágeis;
- investir em automação;
- capacitar equipes de TI com habilidades atualizadas;
- e manter-se a par das tendências tecnológicas emergentes.
Por isso, muitas empresas estão buscando formas de automatizar a gestão da sua infraestrutura de TI. Ferramentas e soluções que permitem executar tarefas repetitivas ou complexas de forma autônoma ou semi autônoma reduzem ou eliminam a intervenção humana.
Já pensou em não ter que fazer backups manuais de dados? Ou monitoramento de rede? Esse é o papel transformador da automação na infra de TI.
Papel transformador da automação na infraestrutura de TI
A automação traz diversos benefícios para a gestão da infraestrutura de tecnologia da informação. Confira a seguir.
Agilidade na resposta a demandas
A automação possibilita que as empresas respondam mais rapidamente às necessidades dos usuários e do negócio. Por exemplo, ela facilita o provisionamento e o dimensionamento de recursos de acordo com a demanda. E isso ocorre sem depender de processos manuais lentos e burocráticos.
Minimização de erros humanos
Outra vantagem de automatizar a infra de TI é reduzir os riscos de falhas causadas por erros humanos – como configurações incorretas, inconsistências ou esquecimentos.
Com a automação, políticas e padrões são seguidos em toda a infraestrutura, o que evita problemas de compatibilidade ou segurança.
Aumento da segurança e da conformidade
Em tempos de ameaças à segurança cibernética, é preciso melhorar a segurança e a conformidade da infraestrutura de TI. A automação ajuda a proteger os dados e os sistemas contra ameaças internas e externas, sabia? Isso acontece por meio:
- da realização de backups regulares;
- da aplicação de patches de segurança;
- da detecção e da correção de vulnerabilidades;
- e da auditoria e do registro das atividades realizadas na infraestrutura.
Outros benefícios tangíveis da automação na gestão da infraestrutura de TI
Ao automatizar a gestão da infra de TI, as empresas obtêm outros benefícios tangíveis:
- Custos operacionais reduzidos: ocorre diminuição de gastos com mão de obra, energia, espaço físico e manutenção dos recursos tecnológicos.
- Redução de interrupções dispendiosas de TI e tempo de inatividade: a automação aumenta a disponibilidade e o desempenho dos sistemas, prevenindo e resolvendo problemas antes que afetem os usuários ou o negócio.
Viu como os benefícios de automatizar a infra de TI são relevantes? Então vamos ver como implementar a automação!
Implementando a automação na gestão da infraestrutura de TI
A implementação da automação em qualquer tipo de gestão passa por dois passos principais: seleção de soluções e treinamento.
Seleção de ferramentas e de soluções de automação
Quais são as ferramentas e as soluções de automação que melhor se adequam às necessidades e aos objetivos da sua empresa? Existem diversas opções no mercado, que variam em termos de funcionalidades, custos, integração e suporte.
Você pode precisar de uma plataforma de automação que permita gerenciar a configuração, o provisionamento e a implantação de recursos de TI. Por outro lado, pode optar por uma ferramenta que possibilite criar e modificar a infraestrutura como código, usando linguagem declarativa.
Diante disso, é preciso realizar um diagnóstico da sua infra de TI para saber quais são as prioridades. Só então você deve escolher as soluções.
Treinamento e adoção da automação
Com as ferramentas de automação escolhidas, é hora de capacitar os seus profissionais de TI para utilizá-las de forma adequada. Em alguns casos, a empresa terá que investir em ações para mudar a mentalidade das equipes diante das novidades. Ter uma cultura organizacional orientada para a inovação é um facilitador.
É, por isso, necessário incentivar a adoção da automação na cultura e nos processos da organização. Mostre aos profissionais os benefícios da mudança.
Automatize sua infraestrutura de TI com a QAMetrik
A QAMetrik é uma empresa focada em levar agilidade e transparência para as empresas adeptas do ERP SAP. Ela oferece soluções de automação para a gestão da infraestrutura de TI, como o QADevOps. A ferramenta realiza a automação de:
- transporte;
- fluxos de controle de acesso aos ambientes;
- governança de código;
- gestão de mudança;
- dashboards;
- e análise de risco de liberações.
E isso tudo com base no programa DORA (DevOps Research and Assessment), que automatiza processos de governança por meio de machine learning.
Quer saber mais sobre como automatizar a sua infraestrutura de TI com a QAMetrik? Baixe nosso e-book “Gestão de TI” e tenha os principais modelos de uma gestão eficiente!
Conclusão
A automação é uma tendência irreversível na gestão da infraestrutura de TI. As empresas que a adotam obtêm vantagens competitivas como eficiência, disponibilidade, segurança e redução de custos.
Para implementá-la na gestão da sua infra de TI, é preciso escolher as ferramentas e as soluções adequadas. Além disso, treine os seus profissionais e adote uma cultura de inovação.
Conte com a QAMetrik para te ajudar nessa jornada!